É verdade, os cavalos além de dormirem deitados, também descansam em pé. Só se deitam cerca de uma hora por dia, enquanto fazem um sono mais profundo, o resto do tempo de sono mantém-se de pé.
Isto acontece porque na natureza, no seu estado selvagem, são presas e têm o instinto de fugir dos seus predadores. Dormir em pé é um mecanismo de sobrevivência para se manterem alerta. Se estiverem deitados, tornam-se mais vulneráveis e demoram mais tempo a conseguir fugir. Os segundos que demoram a levantar-se podem fazer a diferença entre sobreviver ou serem apanhados pelo predador.
Mas como é possível conseguirem dormir em pé?
Os cavalos têm um mecanismo anatómico nos seus membros posteriores que os permite dormir em pé. É um sistema que, quando adormecem, bloqueia a articulação do joelho, e é por isso que conseguem relaxar sem cair.
O que acontece normalmente é que o cavalo bloqueia apenas um dos membros, enquanto o outro relaxa. É por esse motivo que, muitas vezes, vemos o cavalo a descansar apoiado apenas num dos pés mantendo o outro relaxado e o quadril mais descaído.
Habitualmente os cavalos dormem, no total, cerca de 3 horas por dia, podendo variar consoante a idade ou o cansaço. Os poldros normalmente dormem mais horas, e em idade adulta, quando estão mais cansados, é possível encontrá-los a descansar durante mais tempo.
Dado o seu instinto de sobrevivência, sentirem-se seguros é um ponto fundamental para conseguirem dormir. Por esse motivo, é importante garantir um ambiente de segurança para que os cavalos descansem o tempo suficiente e, assim, mantenham o seu bem-estar.